O que é o pacto?

 

Estado e municípios juntos para alfabetizarem todas as crianças até 8 anos de idade.

 

Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esta é a principal meta do Pacto com municípios, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está firmando com as cidades baianas. Para alcançar a meta proposta, a Secretaria irá fornecer material didático para professores e estudantes do ensino fundamental, mais precisamente para o primeiro ano, em que se inicia o processo de alfabetização. Vai também promover a formação dos professores alfabetizadores.

Os municípios, por sua vez, vão garantir a participação dos professores alfabetizadores nas atividades de formação e a montagem dos cantinhos de leitura, com apoio da Secretaria da Educação do Estado, que também garante a doação de livros infantis.

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o Pacto se justifica pelos indicadores educacionais apresentados pela Bahia nas últimas avaliações. “Os números mostram que temos avançado, mas com o regime de colaboração, poderemos avançar mais rápido e atingir as metas do IDEB para 2021, antecipadamente”, afirma. Segundo Barreto, o programa não interfere na autonomia dos municípios e o material cedido aos que aderirem ao Pacto, dialogará com os livros já adotados pelas secretarias municipais.

O Pacto com os municípios é ação que visa o primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola, o de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar.